O Signo de Virgem
“Virgem é um dos signos mais significativos do Zodíaco, pois a sua simbologia diz respeito ao objectivo geral do processo evolutivo que é proteger, nutrir e revelar finalmente a realidade espiritual oculta. Esta está velada em todas as formas, mas a forma humana está equipada e ajustada para a manifestar de maneira diferente de qualquer outra expressão da divindade, tornando assim tangível e objectivo aquilo para o qual todo o processo criativo foi concebido.” (Astrologia Esotérica, pp. 251-252)
Virgem (23 de Agosto – 22 de Setembro) é um signo mutável associado ao elemento terra. Se os signos cardinais dão impulso à energia que é enraizada e fixada nos signos fixos, os signos mutáveis são os responsáveis pela sua distribuição. A disseminação da energia faz-se em Virgem de maneira prática, tangível, concretizando-se em técnicas, métodos de trabalho e de aperfeiçoamento da forma.
Aqueles que são regidos por Virgem, quando polarizados na personalidade, podem ser altamente críticos, excessivamente racionais, focados na capacidade de produzir, de analisar a matéria e dela extrair o máximo rendimento. Obcecados pelo trabalho, são capazes de ver a minúcia da parte mas incapazes de ver a unidade do Todo. Assumindo-se como almas, de maneira discreta utilizam sabiamente a técnica mas não são escravos dela, aprendem a aceitar a imperfeição das coisas e, trabalhando pacientemente na sua própria purificação, dispõe-se a servir, fazendo nascer em si a Consciência Crística.
Virgem, o signo da purificação e do serviço, polariza com Peixes, o signo do amor incondicional, do Salvador do Mundo. É preciso integrar o serviço prático com o amor, pois o serviço sem coração é estéril porque lhe falta o amor; e o amor sem serviço é vazio porque, sem obras, não aproveita a ninguém.
O signo de Virgem é regido pelos 2º e 6º raios. O 2º raio, de Amor-Sabedoria, é explicado exactamente pelo facto do serviço prestado ter de ser amoroso e realizado com discernimento. Já o 6º raio, o raio da devoção e do ideal, mostra que o serviço a ser prestado deve ser realizado justamente com devoção, empenho elevado e espírito de missão.
O glifo de Virgem corresponde simplesmente à grafia da letra inicial da palavra grega para virgem que é parthenos (c).
O regente exotérico de Virgem é Mercúrio, expressando a energia de 4º raio, harmonia através do conflito. Neste caso, o uso analítico e separativo de Mercúrio, que tende a separar a realidade em pedaços, expressa mais o conflito que a harmonia.
O regente esotérico é a Lua, expressando também o 4º raio. Ao invés de criticar, a Lua simboliza aqui a Mãe que serve acolhendo compassivamente as imperfeições do mundo. Mas esta Lua vela ainda Vulcano, planeta de 1º raio, representando a Vontade de servir o mundo de maneira discreta e perseverante.
A Frase-Chave da alma deste signo é: “Eu sou a mãe e a criança. Eu, Deus, matéria sou.” O que significa que Deus é Espírito, Alma e matéria e que, por isso mesmo, a matéria não é senão o Espírito na sua forma mais densa. Que consequências se podem daqui retirar? Que todas as formas materiais, como a natureza em geral e o corpo humano em particular, devem ser tratados com reverência na medida em que neles vive, oculta, a Consciência Crística.