Algumas Sugestões Preliminares
A Boa Vontade É…
Amor em acção.
Disponibilidade
É aconselhável deixar um certo tempo diário para esta tarefa especial. No início, quinze minutos é tempo bastante. Sejamos leais connosco próprios e reconheçamos as coisas como elas são. A alegação “não tenho tempo” é absolutamente fútil e só revela ausência de interesse. Não se poderá afirmar de facto que se alguém declara não conseguir dispor de quinze minutos, no meio dos mil quatrocentos e quarenta minutos constituintes de cada dia, que não está particularmente interessado?Em primeiro lugar, nós devemos tentar disponibilizar esse tempo para o trabalho de meditação cedo pela manhã. A razão disto resulta do facto de a mente se encontrar num estado de vibração violenta após termos participado nos acontecimentos do dia e no intercâmbio geral da vida; não será o caso se a meditação for a primeira coisa realizada pela manhã. Tudo está então relativamente calmo e a mente pode ser sintonizada com maior rapidez nos estados de consciência elevados.
Além disso, se iniciarmos o dia focando a atenção em assuntos espirituais e nas questões da alma, viveremos o dia de forma diferente. Tornando isto um hábito, descobriremos em breve que mudam as nossas reacções aos acontecimentos da vida e estamos a começar a reflectir nos pensamentos pensados pela alma. Deste modo, torna-se no processo de acção duma lei, pois “assim como um homem pensa, assim ele é”.
Melhor Local para Meditar
Em seguida, deveremos esforçar-nos por encontrar um lugar verdadeiramente calmo e livre de intrusões. Isto não significa calmo no sentido de livre de ruído, pois o mundo está cheio de sons; mas livre da aproximação de pessoas e dos chamamentos de outrem.
Os aspirantes à meditação por vezes referem-se muito à oposição encontrada na família e amigos. Na maioria dos casos a falha é sua. As pessoas falam demais. Não diz respeito a ninguém o que fazemos em quinze minutos do nosso tempo de cada manhã, não havendo necessidade de falar sobre isso com os nossos familiares, ou de lhes impor silêncio porque queremos meditar.
Se for impossível arranjar um momento para a meditação matinal devido a compromissos familiares, procuremos libertar algum tempo mais tarde no dia. Há sempre um modo de sairmos duma dificuldade, se quisermos algo ardentemente, e uma forma que não envolva nem omissão de deveres nem obrigações. Como último recurso, é sempre possível levantarmo-nos quinze minutos mais cedo todas as manhãs.