O Novo Grupo de Servidores do Mundo não é uma organização. Não possui centro, nem presidente, nem lista de membros. É composto unicamente por servidores da Humanidade que, em todos os países, procuram encontrar e auxiliar os seres humanos de boa vontade.
Fazem parte do Novo Grupo de Servidores do Mundo – mesmo se jamais ouviram falar dele – todos aqueles que trabalham, em todo o lado, para reconciliar os homens e os povos, para fazer nascer o sentido da fraternidade, para estimular o sentido de relações mútuas e da solidariedade e aqueles que ignoram qualquer barreira racial, nacional ou religiosa.
Pelo seu trabalho, a BVM* tende a sustentar, estimular e vivificar o esforço do Novo Grupo de Servidores do Mundo.
Existe um plano para a evolução da humanidade. A função essência do Grupo é a de conservar a visão do Plano diante dos olhos dos homens, porque lá onde não existe visão o povo perece.
O NGSM age como grupo intermédio entre a Hierarquia espiritual e a Humanidade, recebendo luz e poder, a fim de os utilizar, sob a inspiração do amor, para construir o Novo Mundo de amanhã.
O NGSM E OS SEUS DEZ SUBGRUPOS
Existem dez grupos, subgrupos do NGSM, formados sob a direcção dos Mestres, para englobar as actividades de serviço dos discípulos. Eles são uma exteriorização de uma condição interior preexistente. Eles constituem uma experiência relativa à fundação ou à instauração de pontos focais de energia na família humana através dos quais certas energias podem fluir para toda a raçaa dos homens. Tais grupos são ainda uma experiência relativa à inauguração de certas técnicas novas de trabalho e de métodos de transmissão. O Mestre Djwhal Khul frisa-nos que o mais importante sobre estes dez subgrupos se encontra assinalado nas palavras métodos de transmissão, pois eles estão destinados a facilitar as transmissões e as relações mútuas do seguinte modo:
1. Transmissores Telepáticos
Guardiões do desígnio do grupo, trabalham principalmente sobre o plano mental, recebendo e dirigindo as correntes de pensamento, facilitando as transmissões entre indivíduos quer de alma a alma, quer de mente a mente.
2. Observadores Treinados
Prosseguem o desenvolvimento da visão através de todos os acontecimentos, através do espaço e do tempo, cultivando e utilizando a sua intuição; trabalham sobretudo na dissipação da miragem sobre o plano emotivo, trazendo a iluminação à Humanidade; quer dizer, eles executam as transmissões entre o plano de iluminação e razão pura, o plano búdico, e o plano da ilusão e da miragem, o plano emocional.
3. Curadores Magnéticos
Trabalham de forma inteligente com as forças vitais do corpo etérico, transmitindo energia às diversas partes da natureza mental, emocional e física, graças a uma organização apropriada e a uma circulação da força.
4. Educadores da Nova Era
Actuam no domínio da cultura, instaurando o novo tipo de educação.
5. Organizadores Políticos
Ocupam-se dos factores políticos de cada nação.
6. Trabalhadores no domínio da Religião
Formulam o programa da nova religiãoo mundial.
7. Servidores Científicos
Encarregados de revelar a espiritualidade essencial de todo o trabalho científico empreendido por amor à Humanidade e para o seu bem estar.
8. Psicólogos
Ocupam-se da revelaçãoo da existência da alma e da nova psicologia, baseada nos sete tipos de Raios e na nova astrologia esotérica.
9. Homens de Finança e Economistas
Trabalham com as energias e as forças que se expressam sob a forma de valores e de trocas comerciais.
10. Trabalhadores Criadores
Transmissores entre o terceiro aspecto da Divindade, o Aspecto Criador, tal como se expressa pelo trabalho criador em resposta ao pensamento do Mundo, e o primeiro aspecto, que é a Vida.