Objectivos da Meditação
O objectivo da meditação é o contacto com a alma, e em última instância a união com a alma; todo o seu objecto consiste em capacitar cada um em manifestar exteriormente aquilo que é a sua realidade interior. Cada um aprende, pela prática da meditação, a identificar-se com o aspecto alma e não apenas com as características inferiores da personalidade.Através da meditação, … desenvolvem-se os poderes da alma. Cada bainha ou veículo através do qual se exprime a alma (nos níveis mental, emocional e físico) transporta, latente no seu seio, certos poderes inerentes, porém a alma – a fonte de todos eles – contém-nos na sua forma mais sublimada e pura…
Os poderes da alma desenvolvem-se normal e naturalmente. Fazem-no, não porque sejam desejados e desenvolvidos com consciência, mas porque, com o controlo assumido pelo Deus interior e o domínio dos seus corpos, os seus poderes evidenciam-se no plano físico e as potencialidades da alma demonstrar-se-ão assim como realidades conhecidas…
… O testemunho dos místicos e dos iniciados de todas as épocas poderão corroborá-los. O facto de outros o terem conseguido pode encorajar-nos e interessar-nos, conquanto nada mais faça se nós próprios não desencadearmos alguma acção definida; este processo de desenvolvimento do raciocínio consciente tem de ser aplicado e iniciado individualmente.
Isto envolve o desenvolvimento da mente como um senso comum, sintetizado, governando o seu uso relativamente ao mundo da vida terrestre, das emoções e do pensamento. Também engloba a sua orientação voluntária para o mundo da alma e a sua capacidade para agir como intermediário entre a alma e o cérebro físico.
A primeira relação é desenvolvida e promovida através de métodos bem fundamentados de educação e preparação exotérica; a segunda é facultada pela meditação, uma forma superior do processo educativo.