Integrando a Meditação Criativa
Um grande objectivo da formação em Meditação Criativa é criar uma base de apoio para a instauração da Nova Era, seja qual for a perspectiva que tenhamos desta Era de Aquário que entra.
Tudo iniciou na injunção do Mestre Tibetano «um grupo mundial unido dedicado a meditação unânime e simultânea… para a jurisdição do Cristo.»
⁂
Lemos o seguinte no Discipulado na Nova Era, Vol. II, pp. 236-7:
A meditação só se torna criativamente eficaz, em todos os três planos nos três mundos, quando o antahkarana estiver no processo de construção. Os mundos da personalidade são os mundos do terceiro aspecto divino e a criação neles de formas-de-pensamento (como geradas usualmente pela mente concreta) relaciona-se com a forma, com a aquisição do que é desejado e amplamente dedicado a valores materiais. Porém, quando um homem começa a funcionar como uma personalidade infundida pela alma, e está ocupado na tarefa de se tornar sensível à impressão espiritual superior, então o trabalho criativo da Tríade Espiritual pode ser desenvolvido e pode usar-se uma forma superior de meditação criativa. É uma forma que cada pessoa deve procurar e descobrir por si, por ser a expressão da sua compreensão espiritual, iniciada por uma construção ou criação consciente do antahkarana, sujeita à impressão do Ashram no qual possa estar filiado. Nesta instrução, usei antes as palavras: “Um grupo mundial unido dedicado a meditação unânime e simultânea… para a jurisdição do Cristo.” Quero chamar em especial a vossa atenção a esta última frase que introduz um conceito novo no trabalho preparatório a ser feito pelo Novo Grupo de Servidores do Mundo.
2
A tarefa consiste, através de meditação, estabelecer o conhecimento e o funcionamento daqueles princípios e leis que orientarão a próxima era, a nova civilização e a cultura mundial futura. O Cristo não pode reaparecer enquanto não estiver pelo menos assente a fundação da “jurisdição” vindoura; se Ele viesse sem esta devida preparação, perder-se-iam muito tempo, esforço e energia espiritual. Temos de assumir portanto (se estas premissas forem aceites) que se deve organizar – no próximo futuro – um grupo de homens e mulheres em todos os países, que meditarão, em organização apropriada, “simultânea e unanimemente” sobre as medidas jurídicas e aquelas leis básicas sobre as quais se fundará o governo do Cristo, que constituem em essência as leis do Reino de Deus, o quinto Reino nos processos naturais evolutivos do desenvolvimento planetário.
Acto de consagração
Enunciar com ênfase: “Esquecendo as coisas do passado, esforçar-me-ei em direcção às minhas possibilidades espirituais superiores. Consagro-me de novo ao serviço de Aquele Que Vem e farei o melhor possível para preparar os corações e as mentes dos homens para este acontecimento. Não tenho outra intenção na vida.” (Discipulado na Nova Era, Vol. II, pp. 226-7)
⁂
Perguntar-te-ão como transpor a vida.
Responde: da mesma maneira que se cruza um abismo sobre uma corda esticada –
Belamente, cuidadosamente e impetuosamente.
Folhas do Jardim de Morya, Vol. I – O Apelo, Posfácio b, Helena Roerich