LUA CHEIA DE CARANGUEJO
Cancer, Caranguejo (21 de Junho – 22 de Julho)
Elemento: ÁGUA – “As águas purificadores da experiência começam o seu trabalho beneficente”.
Uma grande parte da mensagem de Caranguejo é transmitida pelo símbolo deste signo () – o caranguejo, a mover-se lentamente, identificado com o seu local de habitação e a transportar a “casa” às costas, tanto em terra (o plano físico) como no mar (simbolizando as emoções). O modelo de vida do caranguejo demonstra as características prevalecentes deste signo pois, como a criatura que procura não só a segurança da sua concha mas também esconder-se sob uma rocha, os que estão sob a sua influência são altamente sensíveis, estão prontos a ser medrosos, e preferem esconder-se do que andar abertamente nas margens da vida. Gostam da vida caseira e tendem a construir uma concha à volta de si próprios para a qual se retiram ao menor sinal de perigo.
A sensibilidade que é uma das suas características mais predominantes traz o conhecimento instintivo ao nível do ambiente (a massa) e unificação com a consciência de massa; isto é simbolizado pela vida do caranguejo no mar – a síntese oceânica. Isto, contudo, é a resposta negativa às influências deste signo, que é o da consciência de massa, e que está ligado com os signos de Virgem (a consciência crística) e Aquário (a consciência universal). Caranguejo tem também um papel mais importante no desenvolvimento do modelo divino. Ele proporciona aquilo que chamamos de “a capacidade de responder ao contacto vindo de todos os pontos da circunferência, de todos os ângulos da roda zodiacal, e de tudo o que está dentro bem como o que está fora). Isto indica o seu potencial como agente da Vida do Espírito, uma função tornada clara na palavra-chave dada para a alma. Tem um papel significativo na ligação com a lei de renascimento, sendo um dos “portões” para a vida ao nível forma. Isto contribui para o instinto da auto-preservação.
Regente Exotérico: A Lua, que neste caso vela Neptuno. A Lua, sendo um corpo morto, não tem qualquer influência específica por si mesma, mas reflecte ou vela a de outros planetas de um modo misterioso. Uma associação antiga dá-lhe uma qualidade de IV Raio, uma “energia conducente à unificação (at-one-ing, no original)”, que se alcança por intermédio do conflito.
Regente Esotérico: Neptuno, um planeta misterioso e esotérico, que tem muita influência sobre os veículos astral e búdico, realçando a receptividade de Caranguejo. Ele transporta a energia do VI Raio, uma expressão da Lei de Serviço. É também um dos planetas sintetizantes, acentuando de novo a consciência de massa. Têm também influência em Caranguejo os IV, VI, VII e III Raios.
Tarefas, objectivos e oportunidades
Existe uma grande criação ou expressão no nível forma; a transmutação da sensibilidade; resolução de isolamento; serviço ao todo. A oportunidade e forma de serviço deste signo estão claramente resumidas na mensagem da alma. Aqui reside a oportunidade de criar “uma casa iluminada” não somente ao nível forma como também nos níveis mais elevados – uma forma que irradiará luz, seja em casa, no emprego, na organização, numa produção artística ou literária ou na vida pessoal.
Atenção aos obstáculos: A construção de uma concha dura e a fuga para dentro dela, em vez de criar uma “casa iluminada” que irradie a sua luz. A sensibilidade aguda; ser levado pela consciência de massa (o oceano de sentimento e de formas-de-pensamento envolventes). Rigidez e lentidão no movimento.
Oposto polar: Capricórnio, a Cabra da Montanha, que trepa com determinação pelo lado rochoso da montanha até alcançar o topo da montanha.
Mensagem da Alma: “Eu construo uma casa iluminada e nesse lugar habito.”
Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group)