LUA CHEIA DE GÉMEOS
Gemini, Gémeos (21 de Maio – 20 de Junho)
Elemento: AR – O elemento mutável e fluido através do qual as oportunidades são conhecidas e finalmente fundidas.
Este é um signo no qual a função de dualidade está saliente. O símbolo () representa os dois irmãos Castor e Pollux os quais, de acordo com a mitologia grega, tinham um laço tão forte entre eles que, quando Castor (que era mortal) foi assassinado, Júpiter (simbolizando o Espírito) permitiu que ele permanecesse em contacto com o seu irmão imortal Pollux. A história mitológica, na qual Castor simboliza a personalidade e Pollux a alma imortal do homem, está cheia de pormenores significativos. Existem dois factos de interesse especial: um é Castor ser agora conhecido como uma estrela tripla e por isso é um verdadeiro símbolo da personalidade humana com os seus três aspectos – físico, emocional e mental; o outro é a luz de Castor estar a diminuir em comparação com a de Pollux, demonstrando que o elemento da personalidade mortal está a ficar subordinada, segundo o processo de evolução, ao irmão superior e espiritual, a Alma.
As notas-chave de Gémeos são fluidez, reconhecimento da dualidade, a interacção entre os dois eus até que o controlo da alma seja finalmente alcançado. Através dele flúi a força que produz a mudança e a oportunidade que esclarece os pares de opostos. Diz-se que Gémeos “guarda o mistério da dualidade” e pode apresentar a “palavra” ou som que leva à fusão da alma e da forma. Ele é sobretudo – com o seu poder de ligação – o signo do “mensageiro”, o intermediário entre o Quarto e o Quinto Reinos. Em Gémeos encontram-se seis forças, estando todos os Raios ligados a ele excepto o VII. Isto dá-lhe muita versatilidade. O IV, Vº e II Raios predominam.
Regente Exotérico: MERCÚRIO, que é conhecido como o Mensageiro dos Deuses e “o divino intermediário que transporta as mensagens entre os pólos com velocidade e luz”. Mercúrio é a expressão da mente e exerce a função mediadora a vários estágios e níveis. Por exemplo, a mente concreta é a mediadora dentro da personalidade e também transporta as mensagens da alma ao cérebro, ligando a mente iluminada, a alma e a personalidade. Também liga a mente abstracta, a alma e o espírito.
Regente Esotérico: VÉNUS, acentuando de novo o aspecto mente.
Tarefas, objectivos e oportunidades
A função de fluidez é a grande lição deste signo. As formas rígidas e cristalizadas da personalidade devem ser quebradas e os laços de ligação cortados, as forças inferiores devem ser transformadas e transmutadas, e o centro de consciência transferido para níveis mais elevados. Tudo isto requer um grande grau de flexibilidade. Este signo é às vezes chamado de “constelação de resolução da dualidade numa síntese fluida”. A luz crescente e decrescente que distingue a experiência da alma e o crescimento e desenvolvimento de todas as manifestações cíclicas são produzidas pela interacção dos dois irmãos, e a grande oportunidade deste signo é o estabelecimento do controlo da alma.
Atenção aos obstáculos: A vacilação entre os opostos; difusão de esforços; instabilidade.
Oposto polar: Sagitário, enviando as setas de direcção sempre apontadas para a frente.
Mensagem da Alma: “Eu reconheço o meu outro eu e, no enfraquecimento desse eu, cresço e radio.”
Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group)