Lua Cheia de Capricórnio

LUA CHEIA DE CAPRICÓRNIO

Capricórnio, a Cabra (23 de Dezembro – 20 de Janeiro)

Elemento: TERRA – simbolizando os locais empedrados e os cumes arejados do lado da monta­nha.

A Cabra () encontra o seu sustento nas zonas ásperas da montanha onde se diz que ela tem de trepar com os joelhos, sendo isto simbólico das dificuldades e dos testes que constituem experiên­cias distintivas em Capricórnio. O topo da montanha (significando iniciação) é um lugar onde “sopram os quatro ventos do céu”, e a natureza de vida nas encostas sob este signo prepara-se para este teste final.

As notas-chave de Capricórnio são esforço, luta e determinação. A cabra, subindo a montanha em busca de sustento, representa nos níveis inferiores a caça pela satisfação material do homem médio; nos níveis superiores, ela simboliza a busca de aspiração pelo alimento interior do homem espiri­tual. O Unicórnio é também por vezes apresentado como o símbolo deste signo, o seu longo corno substituindo os dois cornos da cabra e simbolizando o iniciado triunfante. Conta-se na lenda o triunfo sobre o leão, o rei das feras (simbolizando a personalidade) e existe um significado oculto na velha canção de “O Leão e o Unicórnio”.

Capricórnio oferece a oportunidade para a transcendência da forma da vida, a elevação da cons­ciência e o processo que leva à transfiguração e por fim à iniciação. Diz-se: “guarda o segredo da própria alma – o segredo da glória secreta”.

Regente Exotérico: SATURNO, levando o homem a enfrentar as suas responsabilidades kármicas e os testes que lhe trarão a libertação. Este é um planeta do III Raio, trazendo a energia da activi­dade e da inteligência.

Regente Esotérico: SATURNO também, acentuando de novo os testes em todos os níveis pelos quais a alma em incarnação deve passar para alcançar a transfiguração.

Tarefas, objectivos e oportunidades

Capricórnio é considerado muitas vezes como o mais “terreno” dos signos de terra e, com a monta­nha do karma a representar a alma em luta numa subida sem fim, ele oferece uma oportunidade contínua para transcender a vida da forma. Ele confronta o seu sujeito com o desafio e teste supre­mos, mas mantém – mesmo escondido – o caminho para a “Luz Sublime” do topo da montanha. As tarefas especiais em Capricórnio são: a conquista da matéria, a elevação (da consciência) e a liber­tação (do passado, de modo a estar livre para a vida superior e mais espiritual); a vitória sobre o orgulho e a ambição, e a experiência final do topo da montanha (a iluminação). Esta última tem dois aspectos:

A experiência de solidão e treva supremas, sendo a preparação para isso feita através de muitas experiências mais pequenas no caminho da montanha, as lições de solidão.

Iluminação e compreensão; mas isto não completa o caminho. A luz conota-se com o vencer das trevas e o discípulo que alcança a luz reconhece a necessidade de voltar à luta para se entregar ao serviço, tal como a mensagem da alma deixa claro.

Atenção aos obstáculos: Ambição e fascínios ligados ao materialismo e ao sucesso. Acentuação exagerada da forma.

Oposto polar: Caranguejo – o portal para a experiência humana e a consciência de massa.

Mensagem da Alma: “Perdido Eu estou na luz sublime, contudo a essa luz Eu volto as costas.”

Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group)