Lua Cheia de Aquário

LUA CHEIA DE AQUÁRIO

Aquário, o Aguadeiro (21 de Janeiro – 19 de Fevereiro)

Elemento: AR – com as suas qualidades específicas de subtileza, mutabilidade e difusão.

Este signo () é um dos de maior importância actualmente; nele estamos a iniciar a nova era, na qual as suas influências e qualidades serão predominantes. O símbolo gráfico representa o fluxo da água corrente e indica a qualidade de actividade em mudança constante e mutação recorrente. As duas linhas ondulantes simbolizam também a dualidade e a oscilação emocional. As qualidades características de movimento e liberdade deste signo produzem a tendência psicológica para a extroversão, e isto leva por fim a um sentido de fraternidade, consciência grupal, universalidade e serviço.

A água tem dois significados simbólicos: fluidez e purificação. Ambos aparecem em Aquário. A sua fluidez é vista na tendência para reflectir influências e correntes envolventes e reagir esponta­neamente; nos níveis inferiores, isto resulta em alterações constantes das emoções e na tendência para reagir a cada impacto. O símbolo purificador da água é representado pelo bem conhecido sím­bolo de Aquário – um homem a transportar um cântaro com água a escorrer. Isto é o jorrar da Água de Vida, mencionada por Cristo, e o símbolo não só representa o espírito purificador divino como também o papel do homem na sua distribuição – actividade humanitária através do reconhecimento de necessidade, serviço, relacionamento e sentido de responsabilidade.

Regente Exotérico: URANO, o deus dos “céus superiores”, localizados simbolicamente acima da atmosfera e significando os éteres, ou substrato etérico, o qual é o meio do nosso relacionamento com o todo. Por isso, este planeta de VII Raio traz a influência da consciência universal e estímulo para explorar o misterioso e o invisível, domina as forças da Natureza e desperta os poderes laten­tes.

Regente Esotérico: JÚPITER, conhecido como “o Pai dos deuses e dos homens”, presidindo à sociedade humana com as qualidades de II Raio de coesão, harmonia, expansão e união.

Tarefas, objectivos e oportunidades

Controlo da oscilação emocional; alcance da estabilidade e equilíbrio entre os opostos, e de rela­cionamento correcto; controlo da extroversão. Existe uma forte tendência para a extroversão em todos os níveis pessoais para os que estão sob a influência de Aquário; eles são mentalmente extro­vertidos através da sede pelo conhecimento, emocionalmente devido à sensibilidade, afeições fortes e sentido social, e fisicamente através da tendência a agir para usar os meios técnicos. Espiritual­mente eles também tendem para a extroversão através da inclinação fundamental para servir.

A alegria é uma das características que nos prometeram e que será expressa em Aquário. É uma qualidade magnética ligada à consciência emergente do Todo. Por isso, ela pode ser evocada em Aquário. Mas a grande nota-chave deste signo é serviço, a qual, no seu verdadeiro sentido, é uma ciência que consiste de muitos e variados métodos e tipos de Raio, estendendo-se não só à humani­dade como também aos Reinos inferiores e aos Reinos superiores. Actualmente, somos chamados com urgência ao serviço do Plano de Deus e, dizem-nos, é requerida a cooperação humana para criar na Terra um ponto focal de tal potência que ele possa ser um factor significativo no Sistema Solar e uma estação de luz que servirá não só o nosso planeta como também o Sistema Solar e os sete Sistemas Solares aos quais pertence o nosso. Estas são as perspectivas cósmicas de que pode­mos tomar consciência em Aquário.

Atenção aos obstáculos: A forte tendência geral para a extroversão e liberdade; sobre-actividade; falta de continuidade de esforço; procura constante de diversão exterior; desequilíbrio entre as vidas interior e exterior.

Oposto polar: Leão – individualidade.

Mensagem da Alma: “Água de vida Eu sou, derramada para os homens sedentos.”

Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group)