LUA CHEIA DE TOURO
Taurus, o Touro (21 de Abril – 20 de Maio)
Elemento: TERRA – O trabalho transmutador de Touro deve ser realizado nos planos da Terra.
O símbolo deste signo () é conhecido tanto como o Touro de Desejo como a Expressão Divina Iluminada. As suas qualidades fundamentais são expressas como desejo – aspiração – vontade, e o seu caminho pode ser descrito como:
Desejo – levando à aspiração;
Cegueira – levando à visão;
Treva – levando à luz;
Morte – levando à libertação.
Diz-se que Touro guarda o segredo da luz – a luz da aspiração, do conhecimento. Isto dá a chave para estes quatro processos e também para o seu propósito de iluminação. Resistência, constância, tenacidade e força são as qualidades fundamentais de Touro, as quais auxiliam o seu impulso para alcançar o seu objectivo. Os seus regentes planetários dão maior percepção consciente dos métodos Taurinos:
Regente Esotérico: VULCANO, um planeta de I Raio, que tem uma ligação especial com o Reino mineral, acentua o elemento terra em Touro. Diz-se que Touro pode ou “Forjar as cadeias que prendem, ou criar a chave que desvela os mistérios da vida.” Vulcano é o Serralheiro Divino, transformando o mundo mineral (terra) através do fogo da mente.
Regente Exotérico: VÉNUS. Traz as qualidades da mente pois, ao contrário da ideia popular que liga Vénus com amor, prazer e beleza, Vénus é esotericamente um planeta transportando a energia da Mente e o V Raio do Conhecimento. A luz da Mente, iluminação, é portanto uma das influências preponderantes deste signo.
Tarefas, objectivos e oportunidades
O domínio do desejo e a consecução do desapego. O desejo tem uma função primária na evolução do homem, levando-o a colocar em acção todas as suas energias e desenvolvendo as suas faculdades. Mas também fá-lo apegar-se às pessoas e às coisas e “prende-o à vida com mil laços kármicos”. Diz-se que o desejo “envolve o homem em sete mil véus de maya (ilusão)” e somente o sofrimento, a saturação e a repulsão lhe darão gradualmente o desapego e por fim a libertação.
Transmutação e sublimação. São alcançadas pelo desejo de dominar o desejo; deste modo, o desejo horizontal pelas coisas terrenas e os prazeres dos sentidos é transformado em desejo vertical – aspiração – e é transmutado espiritualmente. Em Touro, é dada a oportunidade de reformar o desejo inferior em amor e a vontade egoísta em vontade de servir. A sensibilidade estética (uma característica dos sujeitos Taurinos) abre o caminho à percepção intuitiva. Diz-se que “O vermelho da ambição e da cólera deve ser transformado em luz dourada da iluminação”.
A sensibilidade, o impulso e as qualidades da mente de Touro fazem dele um bom período para realizações práticas e para a busca da Luz da Mente, o “olho da Luz” que, tal como diz o Evangelho, “torna o corpo cheio de luz”.
Atenção aos obstáculos: A tendência para persistir até à obstinação, para ser dedicado até ao fanatismo e para ser ultra-conservador nas ideias e nos métodos.
Oposto polar: Escorpião, o signo de prova, da experiência e do triunfo.
Mensagem da Alma: “Eu vejo e quando o Olho está aberto tudo é luz.”
Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group)