Lua Cheia de Escorpião

LUA CHEIA DE ESCORPIÃO

Scorpio, Escorpião (23 de Outubro – 22 de Novembro)

Elemento: ÁGUA – “as águas purificadoras de teste e de prova”

Este é um signo () onde predominam os elementos de teste, prova e triunfo. Nos níveis inferio-res, prevalece o Escorpião, amante das trevas e pronto a ferir com o ferrão na sua cauda; mas, para os que estão no Caminho, os processos de reorientação – acontecendo sempre através de teste e prova – transformam o Escorpião em Águia triunfante, em voo planado e habitando nas montanhas. Isto simboliza a necessidade do aspirante de transformar os seus aspectos físico, emocional e men-tal, elevando-os até ao céu.

Os testes de Escorpião proporcionam as crises e reorientações que fazem surgir o discípulo triun-fante e ocorrem a todos os níveis, levando sempre para identificações superiores e mais espirituais.

Às vezes, Escorpião é chamado de “Agente de Engano” e, no entanto, ele traz “a Luz de Liberta-ção“. Como observado anteriormente, o tipo de teste, as experiências efectuadas e as energias ex-pressas dependem do estado de evolução do aspirante.

Regente Exotérico: MARTE, VI Raio, proporcionando o espírito de luta com o qual os testes de Escorpião são confrontados.

Regente Esotérico: Também é Marte, que traz uma dupla e forte energia do VI Raio através deste signo. Isto contribui para o facto de – os que estão sob a influência de Escorpião e alcançaram o ca-minho da alma – não serem facilmente desmoralizados ou deprimidos pelas dificuldades e testes com que se confrontam; eles respondem ao desafio dos obstáculos, que evocam as suas energias mais profundas.

Tarefas, objectivos e oportunidades

Em Escorpião, as oportunidades são apresentadas para reorientação e transmutação das energias in-feriores para objectivos superiores. Existem nove testes:

No plano físico: sexo, conforto físico, dinheiro.

No plano astral: medo, ódio, ambição.

No plano mental: orgulho, separatividade, crueldade.

Eles são simbolizados pela Hidra de nove cabeças ou a Serpente de Desejo que Hércules confron-tou, a qual foi vencida ajoelhando aos seus pés (simbolizando humildade) e levantando-a no ar aci-ma da cabeça. A transmutação das energias combativas e agressivas também acontece neste signo. Estes nove testes confrontam a humanidade tanto no todo como individualmente, e podem realizar–se em três estágios:

  1. Recapitulação, enfrentando e dissolvendo todas as impressões e tendências vindas do passado à luz da alma.

  2. Reconhecimento dos pontos de crise e dos testes correspondentes que nos confrontam e a sua resolução. Vale a pena recordar que o hábito de confrontar crises está há muito estabelecido na consciência da humanidade.

  3. Transmutação e sublimação de formas inferiores em energias superiores. Dos testes resulta a força.

Este é um signo onde a batalha é contra todas as formas de mal – “a batalha pelo Senhor”.

Atenção aos obstáculos: Sentido de dualidade e oposição; fascínio e tendências inerentes e instinti-vas estão prontas a aparecer em Escorpião, onde acontece a batalha entre os opostos.

Oposto polar: Touro – Terra e Água devem ser fundidas e relacionadas, a verdade em todo o ensi-namento sobre o baptismo e a purificação.

Mensagem da Alma: “Guerreiro eu sou e da batalha emirjo triunfante.”

Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group)