Lua Cheia de Leão

LUA CHEIA DE LEÃO

Leo, Leão (23 de Julho – 22 de Agosto)

Elemento: FOGO – Tanto a água como o fogo têm uma função purificadora e diz-se que o fogo continua aquilo que a água iniciou. Leão fornece o poder solar, clarificando o caminho queimando para a expressão da Alma, e produz o solo ardente que todos os aspirantes devem por fim trilhar com desapego mas com vontade.

As notas-chave de Leão () – por vezes chamado de “O Leão da Afirmação” – são a individualidade, a auto-consciência e a sensibilidade (sensitivity, no original), e vontade, vontade para governar e dominar, para iluminar e adquirir conhecimento. Elas contribuem para tornar este signo “um campo de batalha das Forças da Matéria e das Forças de Luz”.

Ao nível pessoal, um intenso sentido de individualidade está pronto para fazer o sujeito Leão julgar-se dramaticamente como o centro do seu universo, e a vontade de fazer e dominar fortalece esta tendência. Mas a verdadeira auto-consciência, cuja demonstração é a função de Leão, é a consciência do Eu superior, e a compreensão da dimensão crescente da coexistência com outros, da universalidade e do Desígnio, tal como está ligado à Vontade de Deus e não só ao indivíduo auto-centrado.

Apesar da energia de vontade e de poder que está ligada a Leão (é o signo dos governantes e dos dita-dores), a sensibilidade é um dos seus elementos mais condicionantes; dependendo do estágio de inte-gração e da auto-consciência alcançada, ela pode ser primeiro sensibilidade aos impactos do meio-am-biente, à vontade e desejo pessoais, ou à influência da alma ou das forças espirituais superiores. Depen-de muito do estágio de evolução; a potencialidade da auto-consciência de Leão, da auto-afirmação e da vontade de dominar oferecem perigos e dificuldades quando expressas a níveis pessoais, mas podem prestar imenso serviço quando elevadas aos níveis do Eu Superior e à implementação do Plano.

Regente Exotérico: O Sol. Em alguns casos, o Sol focaliza as influências de outros planetas, actuando como uma lente. Em Leão, ele age deste modo com os planetas Neptuno e Urano. Por si próprio, o Sol transmite a energia de II Raio, que é por isso a influência principal de Leão, mas a isto Neptuno e Urano acrescentam as suas energias de VI Raio de focalização idealista e de VII Raio a organização e das manifestações dirigidas.

Regente Esotérico: O Sol outra vez, fortalecendo assim estas influências. Através de determinados alinhamentos cósmicos, Leão transporta também a energia de I Raio.

Tarefas, objectivos e oportunidades

As oportunidades com que Leão confronta a humanidade e para as quais fornece a energia necessária estão principalmente ligadas a:

  1. Desenvolvimento da individualidade; isto leva de:

    1. Consciência individual à colectiva;

    2. Do “eu” ao Eu;

    3. Do indivíduo ao grupo.

  2. Transmutação de:

    1. Vontade de dominar outros em vontade de auto-domínio;

    2. Sensibilidade da personalidade em compreensão da alma;

    3. Auto-afirmação para a assumpção desapegada da liderança verdadeira e da confiança sagrada da governação correcta. Leão oferece a oportunidade de alcançar o auto-domínio e a consciência do Eu verdadeiro.

Atenção aos obstáculos: Auto-centralismo; a sobre-acentuação da sensibilidade pessoal e compreensão do “um ao centro”; o perigoso fascínio ligado ao poder e à auto-afirmação; o uso incorrecto do poder. Geralmente, as tendências conflituosas de Leão transformam-no num signo onde as grandes forças são libertadas e onde a alta sensibilidade prevalece. No ritmo do ano, a nossa tarefa deste mês é elevar a expressão inferior destas tendências para planos espirituais mais elevados.

Oposto polar: Aquário – universalidade de consciência, sentido de serviço, partilha e fraternidade.

Mensagem da Alma: “Eu sou Aquele e Aquele sou eu.”

Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group)