Lua Cheia de Virgem

LUA CHEIA DE VIRGEM

Virgo, Virgem (23 de Agosto – 22 de Setembro)

Elemento: TERRA – que age como o guardião da “Luz velada de Deus”.

Este signo () está ligado ao problema fundamental da relação do Espírito com a Matéria. Simboliza a mãe principal, a guardiã da vida espiritual oculta, que alimenta o germe da Vida Crística, a Consciência Divina, a Alma. Neste signo, “encontra-se o vale da experiência profunda, onde os segredos são descobertos e por fim trazidos à luz”. Aqui, a palavra “segredos” refere o significado esotérico das verdades ocultas. Este é o lugar das lentas, gentis e no entanto poderosas crises e desenvolvimentos que acontecem na treva e, no entanto, conduzem à luz. Virgem representa “o útero do tempo onde o Plano de Deus é lentamente desenvolvido e trazido à manifestação no devido tempo”.

Este signo está muito relacionado com a evolução da humanidade e com o processo de “gestação” – a gestação da centelha divina através dos longos estágios de

Individualização (fecundação)

Evolução (o crescimento do Cristo Criança)

Iniciação (a assunção da Virgem).

A verdadeira razão da existência da forma humana nos seus três aspectos (personalidade) é o de alimentar o germe da alma, o Cristo interno, de modo que ele possa nascer e manifestar-se na Terra. Aqui, Virgem tem um papel particular: “O génio e a singularidade de Virgem é que produz a forma, bem como estimula a vida dentro dessa forma e, assim, alimenta e fornece energia a duas vidas simultaneamente”.

A grande mensagem de Virgem é “Deus Imanente” e está profundamente ligada à fusão da Luz e da Matéria. O IV Raio predomina; o aspecto construtivo do I raio também está presente e algumas relações cósmicas trazem a qualidade do II Raio também.

Regente Exotérico: Mercúrio, significando a energia versátil do Filho da Mente. Traz também a influência do Mediador, o Intermediário divino entre o Pai (o primeiro aspecto) e a Mãe (o terceiro aspecto, de inteligência activa), sendo o Cristo Criança o segundo aspecto. Aqui está, de novo, a função do “Mensageiro dos Deuses”.

Regente Esotérico: Lua; ela vela Vulcano neste caso e, assim, o IV Raio acrescenta o aspecto resistência à vontade-de-ser, que transporta o Filho de Deus incarnado através das experiências do tempo de treva no útero de matéria.

Tarefas, objectivos e oportunidades

A influência do IV Raio de Mercúrio fornece a oportunidade de alcançar harmonia entre a alma e a forma. Após um período de conflito, a forma torna-se capaz de expressar totalmente o Ser Espiritual interior. Virgem oferece a oportunidade para a produção, actividade silenciosa, a lenta emergência da vibração da alma e a expressão final da alma através da forma. A função de alimentação da Mãe e a utilização da forma para finalidades espirituais dá-lhe uma nota-chave de serviço; isto é auxiliado pelo estímulo das energias positivas de Vulcano – persistência, resistência, continuidade de esforço.

Atenção aos obstáculos: Preocupação com a forma, o pormenor e o mundano; sobre-apego e possessividade.

Oposto polar: Peixes – o signo do Salvador do Mundo, com as suas qualidades de renúncia e sacrifício.

Mensagem da Alma: “Eu sou a mãe e a criança, Eu, Deus, Eu matéria sou.”

Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group)