OO Signo de Caranguejo
“This sign can carry deep meaning to all. You are in process of incarnation; you are following your chosen way. Is the house you are building yet lit? Is it a lighted house, or is it a dark prison? If it is a lighted house, you will attract to its light and warmth all who are around you and the magnetic pull of your soul, whose nature is light and love, will save many. If you are still an isolated soul, you will have to pass through the horrors of a more complete isolation and loneliness, treading alone the dark way of the soul. Yet this isolation, this loneliness and this separation in the dark night are all part of the Great Illusion.”
“Este signo pode ser portador de um significado profundo para todos. Vocês estão em processo de encarnação e a percorrer o caminho que escolheram. A casa que estão a construir já está iluminada? É uma casa iluminada ou uma prisão escura? Se é uma casa iluminada, atrairá para a sua luz e calor todos os que vos rodeiam e salvará muitos a atracção magnética da vossa alma, cuja natureza é luz e amor. Mas se ainda são uma alma isolada, terão de passar pelos horrores de uma solidão e isolamento ainda mais profundos, trilhando sozinhos o caminho escuro da alma. No entanto, toda esta solidão e separação durante a noite escura fazem parte da Grande Ilusão.” (Astrologia Esotérica, p. 342)
Caranguejo (21 de Junho – 22 de Julho) é um signo cardinal associado ao elemento água. Os signos cardinais estão todos relacionados com começos. Em Carneiro a alma inicia o seu plano no nível mental; em Caranguejo, a alma inicia a sua atividade no plano físico, nascendo, encarnando; em Balança, a alma inicia relações que se querem equilibradas com todos os seres; e, em Capricórnio, o signo onde simbolicamente ocorre a terceira iniciação, a alma liberta-se da matéria e ascende aos céus, iniciando uma Nova Vida.
Aqueles que são regidos por Caranguejo, quando polarizados na personalidade, são psiquicamente susceptíveis e magoam-se com facilidade. São condicionados pelo passado e pelas reacções de massa por natureza instintivas. Tendem a ser tímidos, inseguros, com propensão ao isolamento e a fecharem-se numa concha protectora. Vivendo como almas, são altamente sensíveis ao sofrimento do mundo, muito vocacionados para alimentarem e nutrirem amorosamente as massas sofredoras.
Embora seja um signo de água, conotado com a sensibilidade, com o dar à luz, a verdade é que, curiosamente, o signo de Caranguejo manifesta os raios 3 e 7, raios da linha da inteligência. De um ponto de vista ocultista não há aqui contradição alguma. É que o verdadeiro parto a realizar em Caranguejo é o parto de ideias, daí o terceiro raio, que devem ser materializadas no plano etérico-físico que é regido pelo sétimo raio.
O glifo de Caranguejo é exactamente o caranguejo, esse ser tímido que ora recua ora avança e que transporta a casa às costas entre a terra (o plano da encarnação) e o mar (o plano das emoções). Esta casa às costas pode simbolizar a herança kármica acumulada ao longo de muitas vidas, alojada na memória dos corpos inferiores e que muito condiciona a vida de personalidade; mas pode também significar o corpo causal, esse corpo subtil que é o estojo da alma, que foi sendo tecido ao longo de muitas encarnações e que armazena o melhor dos pensamentos, sentimentos e actividades produzidos pelo ser humano.
O regente exotérico de Caranguejo é a Lua, expressando a energia de quarto raio, a harmonia através do conflito. Neste caso, expressa-se em primeiro lugar o conflito que decorre do condicionamento do passado que a Lua veicula, manifestando-se como carência, insensibilidade, imaturidade, dependência emocional e respostas instintivas.
O regente esotérico é Neptuno, uma energia de sexto raio que representa a devoção incondicional a todas as massas famintas de amor, a todos os seres em sofrimento.
A Frase-Chave da alma deste signo é: “Eu construo uma casa iluminada e nesse lugar habito.” Como já referido, a verdadeira casa iluminada, capaz de quebrar todo o isolamento, é o Corpo Causal através do qual irradia a Luz que há-de nutrir e alimentar as massas famintas. Essa luz é a luz da Alma simbolizada pelo planeta Neptuno.